domingo, 14 de outubro de 2007

BIODIESEL E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

BIODIESEL E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Andréa Cristina Fernandes de Oliveira1, Janete Costa de Oliveira e Silva2, Marinete Sousa Gameiro4

1,2,3,4Acadêmicas do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, do Centro Universitário Nilton Lins.


RESUMO: o objetivo deste trabalho é de demonstrar a importância do biodiesel para o meio ambiente, identificado como um aspecto fundamental no fortalecimento e no incremento da sustentabilidade, gerando empregos e benefícios ambientais relevantes. Apresentaremos neste contexto sua história, quais as matérias-primas principais para a sua produção, vantagens e desvantagens, entre outras informações necessárias. É de valia citar que no decorrer desta pesquisa detectamos a real situação do planeta terra a partir do uso do biodiesel.

Palavras-Chave: Craqueamento, esterificação, transesterificação.


1. INTRODUÇÃO

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento[1], a esterificação[2] ou pela transesterificação[3]. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso, soja, dentre outras. Biodiesel (ésteres mono alquila) é um combustível diesel de queima limpa derivado de fontes naturais e renováveis como os vegetais. É obtido principalmente de girassol, amendoim, mamona, sementes de algodão e de colza[4]. É uma alternativa renovável, que resolve dois problemas ambientais ao mesmo tempo: aproveita os resíduos, aliviando os aterros sanitários, e reduz a poluição atmosférica. É uma alternativa para os combustíveis tradicionais, como o gasóleo, que não são renováveis. O biodiesel reduz 78% das emissões poluentes como o dióxido de carbono que é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa[5] que está alterando o clima em escala mundial, e 98% de enxofre na atmosfera. Trata-se de uma fonte renovável que, além de trazer benefícios ambientais, também possibilita a geração de empregos, tanto na fase de coleta como de processamento. Promove o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais mais desfavorecidas, criando emprego e evitando a desertificação.


2. DESENVOLVIMENTO

O planeta Terra, através da utilização do biodiesel, terá várias oportunidades de melhoria para o meio ambiente. Pode ser usado sozinho ou misturado com diesel de petróleo; a exaustão é menos ofensiva; do seu uso resulta numa notável redução dos odores, o que é um benefício real em espaços confinados; ele tem odor semelhante ao cheiro de batatas fritas; pesquisas comprovam que o biodiesel não causa irritação nos olhos; é oxigenado e apresenta uma combustão mais completa; ele não requer armazenamento especial. Na sua forma natural pode ser armazenado em qualquer lugar onde também seja possível armazenar o petróleo; e pelo fato de ter maior ponto de fusão é ainda mais seguro o transporte deste; o mesmo funciona em motores convencionais. O biodiesel requer mínimas modificações para operar em motores já existentes; ele é renovável, contribuindo para a redução do dióxido de carbono.

2.1 História

O surgimento do biodiesel aconteceu em meados de 1900, onde seu inventor Rudolph Diesel durante a exposição mundial de Paris, apresentou ao público um motor a diesel, funcionando com óleo de amendoim, este seria o biodiesel original. Os óleos vegetais foram usados nos motores diesel até a década de 1920 quando uma alteração foi feita nos motores, possibilitando o uso de um resíduo do petróleo que atualmente é conhecido como diesel ou petrodiesel. (BiodieselBrasil, 2005).
Rudolph Diesel não foi o único a acreditar que esse combustível seria importante nas indústrias de transporte. Um outro inventor que acreditou neste produto foi Henry Ford, o primeiro a aplicar a montagem em série, de forma a produzir em massa, automóveis a um preço acessível, influenciando na ocasião a utilização do biodiesel.
Ford desenhou seus veículos para usar etanol, sendo o primeiro o Modelo T de 1908. Ele estava convencido que os combustíveis renováveis eram a chave do sucesso dos seus automóveis, de tal forma que construiu uma fábrica para produzir etanol e formou uma parceria com a Standard Oil para vender nos seus postos de distribuição.
Os primeiros motores tipo diesel eram de injeção indireta. Tais motores eram alimentados por petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo por óleos de peixes.
O combustível especificado como "óleo diesel" somente surgiu com o advento dos motores a diesel. A disseminação desses motores se deu na década de 50, com a forte motivação de rendimentos maiores, resultando em baixo consumo de combustível. Além disso, os motores modernos a diesel produzem gases de certa forma aceitáveis, dentro de padrões estabelecidos.

2.2 A Importância do Biodiesel e as comunidades

No site www.gestão1.serpro,gov.br/noticiasSERPRO, verificamos que em se tratando do biodiesel no mercado nacional, haverá criação de empregos no meio rural, através de mão-de-obra dos moradores do campo. Com este fato, o Governo Federal, de acordo com essas metas, está desenvolvendo critérios para implantação de mecanismos de estímulo à inclusão social. Será criada uma certificação social do biodiesel para os produtores que adotarem políticas de incentivo à participação da agricultura familiar na produção de matéria-prima e atendimento social nas suas áreas de cultivo. Os produtores certificados terão benefícios na adoção de políticas públicas específicas, entre elas, incentivos tributários e agrícolas. A participação dos agricultores na produção de matéria-prima para o biodiesel permitirá a geração de renda adicional e melhoria na qualidade de vida.

2.3 Vantagens

A queima do biodiesel gera baixos índices de poluição; na formação das sementes, o gás carbônico do ar é absorvido pelas plantas. É constituído de carbono neutro - as plantas capturam todo o CO2 emitido pela queima do biodiesel e separam o CO2 em Carbono e Oxigênio, neutralizando suas emissões.
As economias dos paises produtores do biodiesel terão mais oportunidades e benefícios, pois se trata de fontes renováveis, estimulando assim os agricultores, a diminuição do êxodo rural e gerando emprego e renda no campo.
O custo de produção é mais baixo que os derivados de petróleo.

2.4 Desvantagens

Desmatamento em locais onde não possuem uma fiscalização adequada nos recursos florestais; Se a demanda por este produto for em larga escala, poderá haver redução na agricultura de subsistência.
Com a procura do biodiesel, poderá haver aumento nos preços dos produtos que possuem em alguma fase de produção este produto como matéria-prima.

2.5 Matérias-Primas

São classificadas em: 1) Oleaginosas: Dendê/Palma, Abacate, Algodão, Amendoim, Andiroba, Babaçu, Buriti, Coco, Canola, Gergelim, Girassol, Linhaça, Macaúba, Nabo, Forrageiro, Pequi, Pinhão-Manso e Soja. 2) Óleos residuais: Esgoto, Óleo de fritura. 3) Gorduras animais: Sebo e Óleo de peixe.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Terra vem sofrendo grandes efeitos em decorrência de causas antropogênicas[6], como a destruição da Mata Atlântica, implantação de usinas que provocam modificações negativas no ecossistema, utilização de máquinas e equipamentos com combustíveis poluentes, que geram o efeito estufa, com a implantação do Biodiesel haveria maiores vantagens - a diminuição da poluição atmosférica, assim evitando o efeito estufa e as conseqüências dessa ação que são os tsunames[7], aquecimento global, descongelamentos das camadas glaciais entre outros.
Com a desordem da produção capitalista, a busca desenfreada por lucros poluem os rios e os mares, matam espécies de animais em extinção, utilização de motores que emanam gases poluentes e transformam a Terra em uma catástrofe singular sem precedentes.
Neste estudo, verifica-se que o biodiesel é uma das soluções para atenuar a ação que vem sofrendo a Terra, pois se trata de um combustível renovável, ou seja, biodegradável de origens totalmente naturais, conforme supracitados inicialmente.

4. REFERÊNCIAS

www.biodiesel.gov.br
www.biodiesel\Fundação Des_ Paulo Feitoza.htm
www.google.com.br
www.wikipedia.org/wiki/Biodiesel
www.gestão1.serpro,gov.br/noticiasSERPRO



Notas de rodapé

[1] Craqueamento: são vários processos químicos na indústria, principalmente na indústria do petróleo, onde um composto é dividido eme partes menores pela ação de calor e/ou catalisador.
[2] Esterificação: é uma reação química reversível, na qual um ácido carboxílico reage com um álcool, produzindo éster e água.
[3] Transesterificação: é uma reação química entre um éster (RCOOR’) e um álcool (R’’OH), da qual resulta um novo éster (RCOOR’’) e um álcool (R’OH).
[4] Colza ou couve-nabiça “Brassica-napus” é uma planta de cujas sementes se extraem o azeite de colza. As folhas da planta servem também de forragem para gado.
[5] Efeito estufa é um processe que ocorre quando uma parte da radiação solar é refletida pela superfície terrestre, sendo absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, o que faz com que a temperatura da Terra seja agradável aos seres vivos.
[6] Antropogênicas: atitudes comportamentais do homem, com sentido contrário à manutenção do equilíbrio ambiental.
[7] Tsunami ou tsunâmi, do japonês, significando literalmente “onda de porto”; é uma onda ou uma série de ondas que ocorrem após perturbações abrubtas que deslocam verticalmente a coluna de água.

Nenhum comentário: