segunda-feira, 15 de outubro de 2007



COORDENAÇÃO: Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa, líder do Nupesa e coordenador do Projeto Geocompensamento - custeado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM(Currículo Lattes)- Texto Analfabetismo - Viagens - IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - A Labuta da Fapeam

APOIO: Pró-Reitoria de Extensão, Coordenação dos cursos de graduação de Licenciatura em Geografia e de Ciências Econômicas

Sugestões para acesso: UNINILTONLINS - Nupesa - Projeto Geocompensamento - Portal EVANDRO BRANDÃO BARBOSA - Faça o seu Currículo Lattes - Curso de Economia - Notícia da Oficina de GPS
Fale comigo: evandrobb@bol.com.br

I SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ECONOMIA
(01 a 05 de outubro de 2007)

1. INTRODUÇÃO

A I Semana de Ciência e Tecnologia de Economia – I Semcete - foi um evento inscrito na IV SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA de 2007, a qual ocorreu no período de 01 a 07 de outubro de 2007. A I Semcete possibilitou o intercâmbio de informações entre os acadêmicos de Economia e Geografia. Durante esse evento foram apresentados pelos acadêmicos, trabalhos científicos relacionados à temática Terra – aspectos econômicos da preservação do Planeta - no Centro Universitário Nilton Lins, em Manaus-AM, no período de 01 a 05 de outubro de 2007. O evento foi coordenado pelo Núcleo de Pesquisas Sociais Aplicadas na Amazônia - Nupesa.

Ao reunir alunos, professores e pesquisadores do Curso de Ciências Econômicas e de Licenciatura em Geografia, do Centro Universitário Nilton Lins, a I Semana de Ciência e Tecnologia de Economia oportunizou a revelação de valores intelectuais, despertou o interesse pelos estudos teórico-práticos e enfatizou a importância da pesquisa e da produção científica na área das Ciências Sociais e Humanas.

Especificamente sobre a temática Terra, a Economia revela novas abordagens para explicar as mudanças nos níveis de produção das sociedades modernas, diante da necessidade de controle do efeito estufa, do aquecimento global, da intensificação da campanha de carbono neutro e da descoberta de energias alternativas que mantenham o processo produtivo em funcionamento, sem, no entanto, causar insustentabilidade à Natureza.

Dessa forma, o Núcleo de Pesquisas Sociais Aplicadas na Amazônia – NUPESA – promoveu no Centro Universitário Nilton Lins, no auditório 208, próximo à Biblioteca Aderson Dutra, no período de 01 a 05 de outubro de 2007, das 18:30h às 22:00h, a I Semana de Ciência e Tecnologia de Economia, com palestra, exposição e apresentação oral de banners, mesa-redonda sobre os temas dos artigos apresentados pelos alunos e oficina de utilização prática de aparelho GPS.

Os alunos integrantes das equipes, que tiveram trabalhos apresentados, foram avaliados por uma equipe de três professores do Curso de Ciências Econômicas e as notas atribuídas corresponderam de zero a dois pontos, para a 2ª. Avaliação Institucional de todas as disciplinas que cada aluno da equipe estava cursando no 2º Semestre de 2007.

2. OBJETIVOS DO EVENTO

a. Socializar informações sobre a temática Terra: aspectos econômicos da preservação do Planeta;
b. Revelar a capacidade intelectual dos acadêmicos do Curso de Ciências Econômicas na produção de discussões e análises sobre questões atualizadas da sociedade mundial;
c. Incentivar o desenvolvimento de pesquisas ainda durante a fase da graduação;
d. Ouvir o posicionamento dos alunos sobre a temática em estudo no ambiente de uma mesa-redonda para discussão;
e. Dar maior visibilidade para o público do Centro Universitário das atividades acadêmicas do curso de Ciências Econômicas.

3. METODOLOGIA

Os eventos e as atividades da I Semana de Ciência e Tecnologia de Economia contaram com a participação de alunos de graduação em Economia e em Licenciatura de Geografia, do Centro Universitário Nilton Lins. Restringindo-se ao Tema previsto, o evento foi desenvolvido do seguinte modo:

1) Nos dias do evento (01 a 05 de outubro), os alunos integrantes das turmas de Economia e de Geografia foram informados pelos respectivos Coordenadores, quando deveriam comparecer ao auditório 208, a fim de participarem do evento.

2) A abertura do evento foi realizada pelo Professor Esp. Evandro Carlos Palheta, Coordenador do Curso de Economia.

3) O calendário de atividades da I Semana de Ciência e Tecnologia de Economia foi assim formalizado:

01/10 – Apresentação da Palestra Introdução ao Geoprocessamento e aos Sistemas de Informação Geográfica, proferida pelo prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa, no auditório 208, das 18:30 às 20: 00 horas;

01/10 – Oficina de GPS para a obtenção de coordenadas geográficas – teoria; sob a orientação do Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa, das 20:00 às 22:00 horas.

02/10 – Oficina de GPS para a obtenção de coordenadas geográficas – Prática; sob a orientação do Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa, das 18:00 às 21:30 horas.

02/10 - Exposição de Banners inscritos no evento, no Hall do Unicenter, das 20:00 às 20:30 horas, quando serão avaliados pelo Prof. Esp. Aníbal Beça, Prof. Msc. Marcus Afonso Binda e Profª. MBA. Izabel Cristina Seabra.

03/10 – Oficina de GPS para a obtenção de coordenadas geográficas – Prática; sob a orientação do Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa, das 18:00 às 20:15 horas.

04/10 – Mesa-redonda para discussão do Tema: Biodiesel e Preservação do meio ambiente; equipe liderada pela aluna Marinete Sousa Gameiro, mediado pelo Prof. Msc Evandro Brandão Barbosa; no auditório 208, das 18:30 às 19:30 horas.

04/10 – Mesa-redonda para discussão do Tema: Reforma Agrária e sustentabilidade do meio ambiente; equipe liderada pela aluna Maria Eloneide de Mourão; mediadores: Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa e Prof. Msc. Marcus Afonso Binda; no auditório 208, das 19:30 às 20:30 horas.

04/10 – Mesa-redonda para discussão do Tema: A Utilização da Biomassa Amazônica para Produção de Combustível Verde; equipe liderada pela aluna Lidiane dos Santos Carvalho; mediadores: Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa e Prof. Msc. Ana Maria Oliveira de Souza; no auditório 208, das 20:30 às 22:00 horas.

05/10 – Mesa-redonda para discussão do Tema: O Brasil amanhã: economia e meio ambiente; equipe liderada pela aluna Mirian Siqueira; mediadores: prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa e Prof. Esp. Evandro Carlos Palheta; no auditório 208, das 18:30 às 19:30 horas.

05/10 – Mesa-redonda para discussão do Tema: A Nova Revolução Industrial Ecologicamente Correta; equipe liderada pela aluna Cleocimar de Souza Neves; mediadores: Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa e Prof. Esp. Izabel Cristina Seabra; no auditório 208, das 19:30 às 20:10 horas.

05/10 – Mesa-redonda para discussão do Tema: BIOCOMBUSTÍVEL: A Energia do Futuro?; equipe liderada pelo aluno Nilo César Rodrigues Carvalho; mediadores: Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa e Prof. Msc. Ana Maria Oliveira de Souza; no auditório 208, das 20:10 às 21:00 horas.

05/10 – Mesa-redonda para discussão do Tema: Gás Natural; equipe liderada pela aluna Luciene de Lima Brito; mediadores: Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa e Prof. Msc. Marcus Afonso Binda; no auditório 208, das 21:00 às 21:50 horas.


A palestra Introdução ao Geoprocessamento e aos Sistemas de Informações Geográficas foi proferida pelo Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa, para professores e alunos de Economia e de Geografia. O público presente demonstrou grande interesse pelo tema, apresentando perguntas sobre os processos de georreferenciamento, obtenção de imagens de satélites, mapeamento através de sensoriamento remoto etc.

As Oficinas de GPS foram freqüentadas por 58 (cinqüenta e oito) alunos do Curso de Licenciatura de Geografia, de acordo com a autorização da Prof. Rosa Bertollo, Coordenadora do Curso. Cada um dos alunos aprendeu com obter coordenadas de Latitude e Longitude no campo, através da utilização do aparelho GPS de Mão.
Sob a orientação do prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa, líder do Nupesa, os alunos de graduação em Licenciatura em Geografia aprenderam a teoria do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e a prática com a operação do aparelho GPS de Mão.
Ao final, após a obtenção de coordenadas referentes a dois pontos no terreno, na área interna do Campus do Centro Universitário, cada aluno foi auxiliado por alunos do Ensino Público Fundamental, integrantes do Projeto Geocompensamento: ensino de Geoprocessamento para alunos da 7ª. e 8ª. Série da Escola Estadual Júlia Bittenccourt, no bairro da Compensa, quando esses alunos diante de um computador (notebook) com a imagem de satélite georreferenciada da área do Campus do centro Universitário, digitavaM as coordenadas de latitude e longitude coletadas no Campus pelos alunos de graduação, com a finalidade de verificar se havia diferença entre o local da imagem e o local onde efetivamente havia sido adquirido o ponto com o GPS de Mão.

A exposição e apresentação oral de banners foram avaliadas pelos professores Evandro Brandão, Aníbal Turenko Beça e Izabel Seabra.

Durante as mesas-redondas, os temas foram discutidos entre alunos, professores e pesquisadores presentes.

O nível das apresentações dos trabalhos discutidos nas mesas-redondas foi considerado elevado pelos professores participantes. Verificou-se que os alunos ficaram à vontade para discutirem os seus temas, diferentemente do que ocorre na ocasião das apresentações das monografias ou Trabalhos para a Conclusão de Cursos. O interesse dos alunos pelos seus temas foi revelado constantemente pelos integrantes das equipes, pois falavam com propriedade, citavam autores e fontes, contextualizavam as discussões e argumentavam com os subsídios adquiridos durante as pesquisas e os estudos.

Os professores Evandro Brandão Barbosa, Ana Maria Oliveira e Luiz Carlos Cordeiro Pereira, ainda a engenheira e arquiteta Regina Pinto e o aluno de Graduação em Licenciatura em Geografia Max Douglas Coelho de Oliveira, todos integrantes do Projeto Geocompensamento, participaram das atividades da I SEMCETE – 2007.

4. Considerações Finais

Os alunos do Curso de Graduação de Licenciatura em Geografia, coordenados pela Professora Msc. Rosa Bertolo, e os alunos do Curso de Graduação de Ciências Econômicas, coordenados pelo Professor Esp. Evandro Carlos Palheta, participaram de todas as atividades do evento de forma entusiasmada e responsável. Os resultados das pesquisas dos acadêmicos apareceram nos banners, nos artigos e nas participações durante as mesas-redondas. Agora, é só aguardar para ver se no próximo ano, a II Semana de Ciência e Tecnologia de Economia superará o que fizeram os participantes do evento de 2007.

Logo abaixo estão fotos obtidas durante o evento e a seguir todos os trabalhos escritos pelos professores e alunos participantes do evento, os quais podem ser copiados irrestritamente; quando qualquer parte do conteúdo dos textos for citada em trabalhos escritos devem ser informadas as fontes, de forma que os créditos não sejam negados aos seus autores, conforme prescreve as Normas da ABNT.

3 comentários:

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Forget Crawling Downloads With NZB Files You Can Hastily Search HD Movies, Games, MP3 Albums, Software and Download Them @ Alarming Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet[/B][/URL]

Anônimo disse...

You could easily be making money online in the hush-hush world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat seo software[/URL], Don’t feel silly if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses not-so-popular or not-so-known avenues to produce an income online.

Anônimo disse...

[url=http://www.realcazinoz.com]Online casinos[/url], also known as conceded casinos or Internet casinos, are online versions of bagatelle ("buddy and mortar") casinos. Online casinos clear someone yield gamblers to progress up and wager on casino games with the substitute exchange for the Internet.
Online casinos superficially word up respecting readily obtainable odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos contend higher payback percentages as a drug with a core of view downheartedness gismo games, and some grounds non-military payout consequence profit audits on their websites. Assuming that the online casino is using an aptly programmed unspecific epitomize up generator, catalogue games like blackjack comprise an established borderline edge. The payout slice as a replacement in the modify of these games are established at next to the rules of the game.
Uncountable online casinos judge into worldwide watch or earn their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Intercontinental Precipitate Technology and CryptoLogic Inc.