segunda-feira, 15 de outubro de 2007

GÁS NATURAL


Luciene de Lima Brito1; Elizethe Santos de Araújo2; Patrícia Lisboa de Aguiar3; Denisvam Farias de Souza4


1,2,3,4 Acadêmicos do 5º. Período de Ciências Econômicas do Centro Universitálio Nilton Lins



RESUMO: O Gás Natural tem três segmentos na economia brasileira: indústria química, hotéis e hospitais para a geração de calor.O consumo de energia é uma grande necessidade do país. O Gás Natural deve ser considerado como uma importante alternativa para a geração de energia elétrica na região e que seja implementado onde é possível, levando em conta os impactos sociais, ambientais, econômicos e culturais. Tem-se em vista que os órgãos ambientais promovem a fiscalização e acompanhamento nas frentes de trabalhos da Petrobras (clareiras de apoio no possível traçado Coari-Manaus)de forma a coibir abusos ambientais, como as derrubadas de castanheiras proibidas por lei.O Brasil possui um sistema de energia “limpo”contando significativamente com fontes de energia renovável , como biomassa e a hidroeletricidade .É importante saber como os combustíveis fosseis são usados para satisfazer as necessidades de energia intensiva das industrias no setor manufatureiro ,altamente intensivas no uso da energia, do aumento da urbanização e do rápido crescimento do setor de transportes rodoviários sem causar danos excessivos ao meio ambiente .Os poluentes atmosféricos locais provenientes dos sistemas de energia no Brasil incluem principalmente SOx,NOx e CO .As emissões de SO2 teve uma grande redução resultante da implementação do programa de melhoria do óleo diesel e da utilização de veículos leves utilizando etanol puro .Baseados nestes resultados , na disponibilidade atual das reservas energéticas , nas políticas de desenvolvimento econômico e de preservação do meio ambiente é possível traçar cenários para a expansão energética brasileira.Por fim o desenvolvimento do gás natural vem sendo de grande importância para o Brasil em nível de economia.



INTRODUÇÃO

A origem e a formação do gás natural começaram a milhões e milhões de anos atrás. Sua utilização não se deu de uma hora para outra mais levou um bom tempo para se perceber que poderia ser utilizado como auxilio, ou melhor, dizendo como parceiro para o homem. Antes de darmos continuidade sobr5e o gás natural, e necessário entendermos o que ele é. Primeiramente podemos dizer que o gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves que na temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. O gás natural apresenta característica adequada para ser utilizada como combustível em instalações industriais, comercias residenciais e como matéria-prima em indústria químicas siderúrgicas e fertilizantes. Gás natural é uma mistura de gases encontrados freqüentemente em combustíveis fosseis. Extraídos de jazidas naturais subterrâneas formadas por rochas sedimentares porosas e permeáveis e cobertas por estratos impermeáveis que impedem a sua saída para o exterior.

O gás assim como o petróleo formou-se nessas jazidas subterrâneas, como resultado de decomposição de sedimentos naturais ao longo de muitos milhares de anos. O gás natural pode estar acompanhado por petróleo (gás associado) ou é encontrado constituindo um reservatório de gás (gás não - associado)
A seguir, é dada a breve história do desenvolvimento da indústria do gás americana, que ajudou o país a se tornar a potência mundial que conhecemos. O mesmo acontece com o Canadá e outros países da Europa.
Foi em 1859, que Edwin Drake (condutor de via férrea) retirou petróleo de 150 m abaixo da superfície do solo na Pennsylvania. A descoberta iniciou a primeira tubulação de transporte de gás nos Estados Unidos. Um duto de duas polegadas de diâmetro levou o produto por quase 9 km, do poço para a aldeia.
Essa foi a verdadeira data de inicio da indústria petroleira nos Estados Unidos, a qual se tornaria uma das maiores e mais lucrativas das indústrias da história americana.
Durante a maior parte do século 19, o gás natural foi quase exclusivamente usado como uma fonte de luz, principalmente para iluminar ruas da cidade. Depois de 1890, a eletricidade tornou-se a fonte preferida de energia para iluminação, e foram necessárias outras aplicações para o gás natural.
Um dos primeiros gasodutos longos foi construído em 1891. Seu comprimento de 190 km levou o gás dos campos em Indiana para Chicago. Não se usou nenhuma compressão artificial, porque o gás subterrâneo estava pressurizado a aproximadamente 36 kgf/cm2.
Uma vez viabilizado o sistema de transporte e distribuição do gás, a indústria começou a usá-lo nos processos de fabricação bem como descrobriu ser um combustível eficiente para aquecer suas caldeiras. Também foi usado gás natural para aquecer casas e para uma variedade de utilidades domésticas como aquecedores de água, fornos, etc.


DESENVOLVIMENTO

Porque se fala em Gás Natural no inicio do 3º milênio?
Por que este recurso energético passou a ser importante na composição da matriz energética brasileira. Enquanto os outros países tiveram que se desenvolver utilizando petróleo e gás, o Brasil, dispondo de enormes recursos hídricos, não se desenvolveu nesta área. Vemos, por exemplo, que na Venezuela o gás natural é responsável por 47,1% da produção de energia, na Argentina, 47%, no Canadá, 28,1%, no Reino Unido, 27,5%, nos Estados Unidos, 24,1%, e na Bolívia, 21,4%, enquanto que no Brasil, apenas 2 a 3%.


Matriz Energética Mundial

Hidráulica = 3 %
Carvão = 27 %
Óleo crú = 40 %
Gas Natural = 23 %
Nuclear = 7 %

Matriz Energética Brasileira

Hidráulica = 40 %
Lenha = 11 %
Óleo / Cana = 42 %
Gás Natural = 2 %
Outros = 7 %


Combustível ecológico

São inúmeras as vantagens econômicas do uso do gás natural, porém a sua maior contribuição é a melhoria dos padrões ambientais. Ao substituir, por exemplo, a lenha, o gás reduz o desmatamento. Principalmente nas grandes cidades, ele diminui drasticamente a emissão de compostos de enxofre e particulados, sem gerar cinzas ou detritos poluentes oriundos da utilização de outros combustíveis. O GÁS NATURAL é o combustível mais ecologicamente correto de que se pode dispor, em escala compatível com a demanda.
O gás natural fica depositado no subsolo de duas formas principais:
Gás associado é encontrado em reservatórios dissolvido no óleo. O gás é retirado dos poços junto com o óleo e separado do óleo na cabeça do poço. No início, praticamente todo o gás vinha dos poços de óleo.
Gás não-associado ocorre separa­damente do óleo. Sua produção não depende da produção de óleo cru. É chamado comumente poço-de-gás.

Beneficios do gas natural:
- baixo impacto ambiental
-facilidade de transporte e manuseio
-Vetor de atraçao de investimento
-segurança

A Petrobras vem atuando na amazonia a mais de 51 anos. Sua trajetoria vitoriosa resultou na descoberta de gas na provincia de jurua em 1978 no municipio de Carauari, e de oleo e gas na provincia de Urucu em 1986 no municipio de Coari
Hoje se esta implatado o gasoduto coari-manaus trazendo os beneficios e vantagens tanto para a regiao quanto para o brasil tendo tambem um conjunto de acoes integradas do programa desenvolvimento sustentavel do gasoduto coari manaus, que levara a mais de 100 comunidades do rasio de influencia ( 5km) do gasoduto coari-manaus.

Aspecto Econômico:

O plano de investimento econômico está voltado para o apoio à geração de renda e as atividades. Incluindo aí o fomento ao manejo florestal, visando à produção sustentável de subsistência. Incluindo aí o fomento ao manejo florestal, visando a produção sustentável de madeira e produtos florestais não-madeireiros, ordenamento pesqueiro, piscicultura, agricultura, pecuária, criação de pequenos animais, artesanato e turismo. Vale lembrar que estes investimentos sociais, ambientais e econômicos são definidos de forma participativa pela comunidade envolvida num processo. Serão feitos investimentos para o aumento dessas atividades por meio de ação integrada de diferentes órgãos do governo. As ações estão dirigidas para superar os gargalos das cadeias produtivas: assistência técnica para os produtores rurais; treinamento pessoal e investimento na melhoria da extrutura de apoio ao turismo e credito para atividades que apresentam viabilidade econômica e ambiental.

Revolução Ambiental - GN

O meio ambiente e a ecologia, em especial, também serão favorecidos pela entrada do gás natural: praticamente elimina a emissão de compostos de enxofre, não emite cinzas, dispensa a manipulação de produtos químicos perigosos, como a soda cáustica e o hidróxido de amônia, eliminam a necessidade de tratamento dos efluentes, não depende de desmatamento ou reflorestamento e melhora a qualidade do ar com a redução do tráfego de caminhões nas grandes cidades.
Não produz “SOx” (gerador da chuva ácida)
Reduz (40%) “NOx” (que destrói a camada de ozônio)
Reduz emissão de “CO2” (gerador do efeito estufa)
Combustão isenta de poeiras e cinzas.

Considerações Finais

A grande preocupacao em torno dos problemas que afligem a natureza e acredita aindas, que podemos fazer muito em defesa da mesma, pois fazemos parte dela e dela dependemos. Por isso damos enfase a importancia do GAS NATURAL, que surge como grande alternativa de desenvolvimento socio-economico e cultural da nossa regiao, mas principalmente de conservasçao do meio ambiente, uma vez que a substituiçao dos outros combustiveis fosseis por ele, seugundo estudos, reduzira consideravelmente os impactos ambientais causados por esses poluentes quimicos.

O desenvolvimento da amazônia em todos os aspectos é necessario, no entanto toda a explorção dosrecursos naturais deverá ser realizada com planejamento e responsabilidade, objetivando sempre o equilibrio homem e visando assim, a qualidade de vida das futuras gerações.



REFERÊNCIAS:

Centro de Tecnologias do Gás – CTGÁS
Unidade de Negócios de Educação – UNED.

www.petrobras.org

POULALLION, Paul. Manual do Gás Natural. sl COASE, 1986.
www.ctgas.com.br
www.suframa.gov.br
www.camargocorreia.com.br
CGA - Consorcio Gasoduto Amazônia

Nenhum comentário: